Poluição

 

    Faro está a enfrentar gravíssimos  problemas em relação à poluição. Os carros e indústrias carregam cada vez mais o ambiente  com gases poluentes, as ruas tornam-se de dia para dia  mais sujas  e  podemos encontrar situações inacreditáveis  que envergonhariam qualquer cidadão em qualquer parte do mundo. Na nossa visita pela cidade encontramos situações que nos deixaram boquiabertos e os quais vamos partilhar convosco.

 

     Nesta fotografia podemos ver em plena marina de Faro esta “lixeira” a céu aberto. É uma zona de passagem turística o que agrava imenso a situação pois é criada uma má imagem da cidade por parte dos turistas.

 

 

    Mesmo ao lado da Horta da Areia , perto das salinas existe um esgoto a céu aberto...sim ,é inacreditável não é? A descarregar exactamente para a Ria Formosa.

 

    Ainda no mesmo local da fotografia acima, podemos verificar a concentração de lixo, perto do ecossistema em vias de degradação.

 

 

   Mais um exemplo de poluição extrema...

 

 

                   

   A fonte situada à entrada da Rua de St. António , completamente suja. O que deveria ser também um marco turístico é uma piscina para dejectos de animais e até mesmo humanos...

 

 

   Com o lixo as sarjetas entopem e originam em dias de chuva inundações. Em Faro estas situações são bastante comuns.

 

    É inacreditável, não é? Em plena rua de St. António um rato completamente desventrado... é um facto que qualquer  cidadão  ou até mesmo turista, poderia ter presenciado.

 

 

  

    Contratação de pessoal de limpeza da cidade, aumentado o número de funcionários, com zonas de trabalhos mais pequenas , o que permitiria um melhor cuidado e atenção na remoção e limpeza dos detritos e  outros lixos;

    Colocar o lixo nos locais apropriados e não no chão;

  Apelos constantes ao civismo de toda a população  e à correcta utilização dos  diferentes ecopontos.