DESASTRES ARQUITECTÓNICOS 

 

      Faro não é uma cidade “estética”  nem funcional . É formada por construções que deixam muito a desejar, não só da acção de arquitectos e construtores mas também das entidades Municipais .São projectos que diminuem as facilidades e na sua base estão inúmeras irregularidade ,das quais ,passamos  a alertar algumas:

 

 

   Esta são duas fotografias , que mostram uma vista da cidade em diferentes pontos , é datada de 1992.   Esta são duas fotografias , que mostram uma vista da cidade em diferentes pontos , é datada de 1992.

 

 

  Estas são  mais recentes , são deste ano...Nas quatro fotos podemos ver a falta de planeamento urbanístico e a diversidade que constitui a cidade de Faro.

 

 

“ Senhor vizinho desculpe lá , mas eu quero ter uma janela, por isso tapo a sua!!!” 

Isto é uma obra de agora , não há desculpas; como é que esta obra foi aprovada? Das duas uma, ou os construtores não cumprem o projecto aprovado e deveriam ser penalizados , ou existe alguém muito incompetente que permite estas  monstruosidades.           

 

 

  É de ficar estupefacto não é??? A vermelhos está assinalada uma varanda em cima, mas literalmente em cima de outra casa. As setas a amarelo mostram os possíveis passos de assaltantes para furtarem as casas superiores - a segurança do cidadão também fica prejudicada.

 

 

   Um prédio  extremamente bonito, a tapar mais umas janela , encaixado entre casas típicas....

 

 

   Esta é outra “aberração” que existe há muitos anos. Mesmo em frente ao hotel Eva e da estação Rodoviária ,este prédio alto tem também alojamento para o ar, ratos ,baratas, cobras, tudo, no rés do chão e no primeiro andar... Realmente o construtor pensou em tudo!

 

   O velho hotel Santa Maria decidiu aumentar o número de quartos. O hotel, a empresa de construção faliu...? Não se sabe , mas a obra parou e hoje em dia serve de casa para pombos, enquanto há pessoas a dormir na rua , e em casas dignas de 3ºmundo. Uma possível solução para este caso seria a reconstrução ou até mesmo demolição para construírem casas novas normais ou para fazerem parte do processo de  alojamento de pessoas necessitadas.

 

  Isto seria uma porta de passagem para o terraço , seria,se fosse construída para ouro lado ou se a casa ao lado não fizesse um muro assim. 

 

  É uma degradação do tamanho do mundo...uma casa a cair há anos , e ninguém mexe uma palha . Para ajudar situa-se  na baixa nocturna de Faro.

 

 

    Enfim  isto tudo é muito desagradável de se ver, as irregularidade nas construções são uma realidade na nossa cidade .É necessário acabar com o crescimento desenfreado e criar um planeamento urbanístico que tenha capacidade para a população de Faro , mas , sobretudo, não a estrague.  É inevitável que se inicie um desenvolvimento urbano SUSTENTÁVEL  e sobretudo RACIONAL  com a integração de objectivos nas estratégias de planeamento.

 

 SUGESTÕES :

H   Não devem ser permitidas construções que prejudiquem outras;

H    Fazer de tempos em tempos processos de vistoria e não deixar as obras nas mão de incompetente;

H    Desacelerar a expansão urbana com o fim se criar um crescimento pensado e racional.